2º de 40 registros18 de fevereiro de , quarta-feira Batalha de Comandaituba (ribeiro que se lança no rio das Pedras, abaixo de Porto Calvo, em Alagoas)
3º de 40 registros5 de maio de , terça-feira É ferido o capitão João de Almeida, índio, em um encontro com os holandeses, no qual ficou vencedor. Morre dias depois
5º de 40 registros20 de dezembro de , domingo Os holandeses, comandados por Joris Gartsman e auxiliados por 200 índios do principal Maniú (Algodão), tomam o forte do Ceará
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.