1615 Atualizado em 04/11/2025 20:57:51 Fundição criada por Afonso Sardinha no morro Ipanema para de funcionar
• Cidades (4): Araçoiaba da Serra/SP, Iperó/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
• Pessoas (1): Afonso Sardinha, o Velho (84 anos)
• Temas (4): Engenho(s) de Ferro, Fazenda Ipanema, Metalurgia e siderurgia, Léguas
5 fontes 3 relacionadas
• 1°. Revista do Arquivo Municipal de São Paulo CLXXVI. Prefeitura do Município de SP 1969
• 2°. Revista Ponto de Fusão 2015
• 3°. Atividade metalúrgica, 27.12.2016. Imprensa SMetal/Paulo Andrade 27 de dezembro de 2016, sexta-feira
A Vila no Itavuvu
Nos primeiros anos do século 17, o governador já tinha voltado para a Corte e os Sardinha haviam partido para outras empreitadas. Com a ausência dos empreendedores, os moradores começaram a procurar outros locais para se estabelecerem.
Parte dos metalúrgicos voltou para São Paulo. Outra parcela continuou mantendo a fábrica, que produziu até 1615. Um terceiro grupo mudou-se para "uma região melhor, às margens do Rio Sorocaba, conhecida então como Itavuvu, cerca de 12 quilômetros a leste do Araçoiaba", conta Salazar em seu livro "O Esconderijo do Sol", uma das principais referências literárias sobre o assunto. O povoado do Itavuvu foi reconhecido em 1611 como vila. Ali também a coroa portuguesa autorizou a instalação de um pelourinho e batizou a localidade como Vila São Felipe. As ruínas dos fornos dos Sardinha foram descobertas em 1977. Já os vestígios da vila operária de Monte Serrat não foram encontrados. ver mais
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.