Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Estradas antigas
1337 registros
1581 (ver todos)
AntepassadosDescendência

1581
Zoom: 0%

EXISTE TEXTO!!!


23 de julho de 1581, quinta-feiraID: 4975
El gobernador Lerma reunió en su vivienda a los integrantes del Cab...
Atualizado em 04/04/2025 00:01:39
•  Fontes (1)
  
  

1 fonte - Mis antepasados que llegaron a las Indias entre 1493 Y
Data: 09/10/2015

Em 23 de julho de 1581, o governador Lerma reuniu em sua casa os membros do Cabildo de Santiago del Estero, além de um grupo de ilustres vizinhos. Nele Lerma informava que queria fundar uma cidade no caminho do Peru e solicitava a opinião dos vereadores e vizinhos presentes, especialistas em assuntos bélicos, sobre a conveniência de instalá-la no Vale de Salta ou nos Vales Calchaquíes. Após uma análise da qual participaram todos os presentes, decidiu-se fundá-lo no vale de Salta. Os lobistas da época, e principalmente os que participaram daquela sessão, foram:

Antonio de Miraval, vice-governador; Juan Pérez Moreno, prefeito de 1º voto (1581); Hernán Pérez Palomino, prefeito em 2º voto; Santos Blázquez, Juan Cano, Cristóbal Pereyra, Gaspar Rodríguez, Francisco Sánchez e Pedro de Cáceres, vereadores; Juan Rodríguez Pinazo, xerife sênior; Gerónimo García de la Xara tesoureiro do Tesouro Real; Bartolomé de Sandoval, advogado sênior.



12 de julho de 1581, domingoID: 23277
Ata
Atualizado em 25/02/2025 04:47:13
•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  
  
  

1 fonte - *A escravização indígena e o bandeirante no Brasil colonial: conflitos, apresamentos e mitos, 2015. Manuel Pacheco Neto
Data: 01/01/2015

Se, em 1576, onze índios trabalharam na Câmara (um número certamente pequeno se confrontado com a quantidade de cativos mandada por seus donos ao Tamanduateí), e, em 1581, vinte deles fizeram o caminho de Ibirapuera.



3 de julho de 1581, sexta-feiraID: 21452
“que todos os moradores da banda de Ibirapuera façam o caminho, a s...
Atualizado em 25/02/2025 04:39:51
•  Fontes (2)
  
  
  

1 fonte - *Atas da Câmara da cidade de São Paulo: 1562-1596, volume I, 1967. Prefeitura do município de São Paulo
Data: 01/01/1967

Aos 3 de julho de 1581 nesta vila de São Paulo do campo nas pousadas do vereador Manoel Fernandes estando juntos o vereador do ano passado Go. Fernandes por não estar nesta vila Antonio Bequdo e o juiz Manoel Ribeiro e o procurador do conselho Salvador de Paiva para quem porem em prática para bem e por do povo, digo por desta vila não façam dúvida na entrelinha por que se fez por verdade logo na dita câmara o procurador do conselho Salvador de Paiva deu em rol os que não mandaram a fonte que os senhores vereadores os ouvesse por condenados as pessoas seguintes e sobre o procurador do conselho digo seguintes e mandaram a mim também que carregasse sobre o procurador do conselho e lhe passasse mandado para serem penhorados com a pena que eles puseram a Antônio de Proença, Bertolameu Fernandes Ferreiro, João Masiel, João Soares, Po. de Leão, Amador Gonçalves, Francisco Pereira, os quais pessoas acima declaradas ouveram por condenados a cada um por sim em meio tostão conforme a postura e pregão que nos mandamos ditar no adro desta vila e o assinaram aqui eu Lourenço Vaz que isto escrevi - Manoel Fernandes, Go. † Fernandes - Manoel Ribeiro - Salvador de Paiva.

e logo na mesma câmara os senhores vereadores condenaram os que não vieram a procissão de Santa Isabel conforme a ordenação del rei em duzentos réis cada uma das pessoas seguintes, Gil Fernandes, seu genro Manoel Correa, moradores no Pequeri, Miguel Alvez moço, Antônio de Proença, João de Quadros, Baltezar Gonçalvez, Marcos Fernandes o moço, Miguel Fernandes, Jerônimo Roiz, Paulo Roiz, Francisco Pereira, todos moradores nesta dita vila os quais os oficiais mandaram que se carregassem sobre o procurador do conselho Salvador de Paiva e como assim houveram por condenados e assinaram aqui eu Lourenço Vaz que isto escrevi - Manoel Fernandes - Go. † Fernandes - Manoel Ribeiro - Salvador de Paiva.

e logo acordaram em câmara que todos os moradores que vier da banda de virapoeira farão o caminho convém a saber de casa de Jorge Moreira pelo matos e capoeiras até chegar o caminho do conselho desta vila o qual se fara doze a oito dias e São doze dias este presente mês convém a saber Manoel Ribeiro três machos e Manoel Fernandes vereador outros três machos, Jorge Moreira três machos, Saiavedra um escravo e pedraves outro escravo, Jerônimo Roiz outro macho, Braz Gonçalvez uma peça, Marcos Fernandes uma peça, João do Canho um escravo, Baltezar Gonçalvez duas peças, um macho e uma fêmea, Diogo Teixeira um macho, Go. Fernandes uma peça, Baltezar Roiz uma peça, as pessoas acima nomeadas todo o que não mandar ao caminho pagara cem réis para o conselho desta vila em quje os hão por condenados e isto por seres ereos e andarem por o dito caminho e assim acordaram os ditos oficiais que toda a pessoa que deribar rosa ou pão no dito caminho o ... e mandara consertar a sua custa afim de que possam andar nele para esta vila e isto com pena de 500 réis para o conselho em que o hão por condenado e de como assim o mandaram todos o assinaram aqui eu Lourenço Vaz que isto escrevi - Manoel Fernandes - Go. † Fernandes - Manoel Ribeiro - Salvador de Paiva. [p. 179, 180, 181]

2 fonte - *A escravização indígena e o bandeirante no Brasil colonial: conflitos, apresamentos e mitos, 2015. Manuel Pacheco Neto
Data: 01/01/2015




junho de 1581ID: 686
Concerto*
Atualizado em 25/02/2025 04:41:08
•  Fontes (1)
  
  
  



março de 1581ID: 685
Os caminhos e as pontes deveriam ser limpos, ao que se presume ser,...
Atualizado em 25/02/2025 04:41:08
  
  


TERMINA AQUI!!!!registors: 1337

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.