4º de 40 registros22 de janeiro de , sexta-feira Estácio de Sá parte de São Vicente, com a expedição que ia fundar a cidade do Rio de Janeiro e expulsar os Tamoio e franceses. No mesmo dia, chega à ilha de São Sebastião e aí se detém
7º de 40 registros1 de junho de , terça-feira Estácio de Sá repele, no arraial de São Sebastião (Praia Vermelha, Rio de Janeiro), um ataque dos franceses e dos Tamoio.
8º de 40 registros9 de julho de , sexta-feira Um dos primeiros documentos a se referir ao Pão de Açúcar fazendo uma analogia a essas fôrmas, foi uma carta do Padre José de Anchieta ao seu superior Diogo Mirrão
9º de 40 registros10 de setembro de , sexta-feira Ambrogio Campanaro Adorno recebeu uma sesmaria no Rio de Janeiro, juntamente com seu genro, Jácome Lopes
10º de 40 registros20 de setembro de , segunda-feira Termo de Provisão de Pero da Costa, o primeiro Tabelião oficialmente designado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.