Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Martim Rodrigues Tenório de Aguilar  (1560-1612)
91 registros
1560 (ver todos)

1560
4Antepassados
Descendentes
Zoom: 0%

Antepassados - Descendentes

EXISTE TEXTO!!!0 brancos


1º de 40 registros
Nascimento de Martim Tenório
•  Fontes (4)
  
  

1 fonte - *Cadernos da divisão do arquivo histórico e pedagógico municipal Nº 2, 1988. Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Mogi das Cruzes
Data: 01/01/1988

Clemente Álvares e seus sócios, Martim Rodrigues (um nativo batizado e civilizado pelos frades carmelitas) e Damião Simões encontraram "mantas de ouro" e minas de "betas" quando penetraram, pelo caminho da Borda do Campo, além das "cruzes" que, segundo depoimento do primeiro, Bras Cubas inscrevera empedras, cumprindo uma composição de divisas com Luis Góes, lavrada em escritura pública. Esse caminho era o divisor de águas que nasciam na Serra do Mar e desciam por ela. Na orografia da Serra do Mar, "mogy", ou "mogy" é nome encontradiço de "rio que nasce junto a Cubatão", denominado-se o vale de "Mogi".

2 fonte - Tradição Paulista, 11.06.2012. Movimento São Paulo Independente
Data: 11/08/2012

Entre os descobridores a essa família pertencentes, citemos Fernando de Camargo Ortiz, devassador dos sertões da Bahia, Tomás Lopes de Camargo, minerador do ouro e um dos fundadores de Vila Rica, José Ortiz de Camargo, que explorou o sertão dos carijós. Ainda foram espanhóis outros patriarcas como Martim Fernandes Tenório de Aguilar, falecido em 1603 nos sertões do rio Paraná, “homem de nobre ascendência, povoador e célebre conquistador de sertões, no posto de capitão-mor da tropa”, diz Silva Leme (...)

3 fonte - Martim Rodrigues Tenório de Aguilar (1560-1612), genearc.net
Data: 07/01/2023

Nasceu por volta de 1560, no reino de Castela, na Espanha. Também chamado de Martim Fernandes Tenório de Aguilar. Martim "foi da governança de São Paulo". Em 1594, foi Procurador do Conselho da vila de São Paulo. Residiu próximo à vila de São Paulo, no local então denominado Ibirapoera.

Foi "pessoa de trato, muito rica para seu tempo, possuidora de várias dadas de terra". Era "de nobre ascendência, povoador e célebre conquistador dos sertões no posto de Capitão-mor da tropa". Foi "ativo bandeirante" e foi Capitão-mor de tropa.

(...) Em 15 de Agosto de 1601, assentou-se como confrade de Nossa Senhora do Carmo e tomou o batismo. (Nota: este fato tem sido tomado como prova de que Martim seria judeu, tendo recebido o batismo "de pé", isto é, em adulto. No entanto, aqui Martim se refere ao batismo da ordem, quando o novo irmão é recebido como parte da congregação, após os ritos de iniciação).

Ver registro



TERMINA AQUI!!!!VER ANO 1560 - 2 - 37
registors: 91

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.