Vasco da Gama aportadou em Melinde. Nesta viagem cerca de metade da tripulação sobrevivente pereceu, e muitos foram severamente atingidos pelo escorbuto, por isso dos 148 homens que integravam a armada, só 55 regressaram a Portugal - 07/01/1499 de ( registros)
Vasco da Gama aportadou em Melinde. Nesta viagem cerca de metade da tripulação sobrevivente pereceu, e muitos foram severamente atingidos pelo escorbuto, por isso dos 148 homens que integravam a armada, só 55 regressaram a Portugal
7 de janeiro de 1499, sábado. Há 525 anos
D. Nuno Manoel era irmão do Camareiro-mór de D. Manoel, o fidalgo D. João Manoel, e mais tarde foi Guarda-Mór e Almotacé-Mór da Gasa Real, pouco ou quasi nada entendendo de navegação, de accordo com os depoimentos mais antigos, ao passo que André Gonçalves éra o famoso navegante portuguez, mestre da náu que levára Vasco da Gama á índia; que em 1499 já estivéra na região nórte do Brasil em curta viagem, percorrendo a região brasileira desde o Rio Grande do Norte até o Oyapock, e que, finalmente, fora em 1500 o commandante da náu dos mantimentos de Pedro Alvares Cabral. (1)