Elogio do Conselheiro Pires da Motta na Assembléia Provincial / Professor Toledo começa a cultivar algodão
1850. Há 174 anos
Em 1849, dois anos o número de matrículas das aulas do professor Toledopassavam para 48 alunos, o que lhe valeu uma referência e elogio do Conselheiro Pires daMotta na Assembléia Provincial em 1850 [1]O sitio do Colégio Lageado possuía ótimas terras de cultura e por isso o Professor Toledo resolveu aproveita-las para o plantio do algodão. Iniciou um empreendimento de caráter agro-industrial e para 1850 conseguiu três sócios e adquiriram uma caldeira a vapor que movia um descaroçado para algodão que separava as fibras das sementes e também urna prensa para enfardar o algodão beneficiado.
Toledo através de sua Influencia em Sorocaba entrou em negociações com o poderoso empresário Matheus Maylasky para fornecer-Ihe seu algodão beneficiado. O algodão provinha das lavouras do próprio Sitio do Colégio e também de sitiantes e produtores vizinhos.
Montaram ali também uma máquina para extrair o óleo das sementes do algodão, o bagaço era utilizado como adubo orgânico.
Mas professor Toledo achava-se totalmente desambientado nessa nova labuta, estranha e tão diferente da sua, exclusivamente educacional. Faltava-lhe os dotes de administrador agrícola, ao passo que lhe sobravam experiências como Diretor e Professor, o fracasso viria, mais cedo ou mais tarde e a atividade também findou definitivamente.