Luís Filipe Maria Fernando Gastão, o Conde D´Eu, em visita à Sorocaba, é vaiado na estação e por ser surdo, não entendeu nada - 05/05/1889 de ( registros)
Os brasileiros, definitivamente, não gostavam do Conde D´Eu. Além de surdo, falava com sotaque e enfrentou acusações de manter imóveis para cortiços no centro do Rio. Era casado com a Princesa Isabel, portanto, genro do Imperador Dom Pedro II, e mesmo vencendo a Guerra do Paraguai, ainda enfrentou resistência até a ida para o exílio neste mesmo ano.
Ele já havia visitado Sorocaba em 1874 [1], aos 32 anos, e em 1877 [2], aos 35 anos de idade. Voltou á Sorocaba em 1889, aos 47 anos. E visita repercutiu em todo lugar. No estado do Sergipe o jornal "O Republicano" registrou:
O diário de Sorocaba: De São Simão enviaram esses dois telegramas:
O Conde D´eu foi recebido na estação ferroviária de Sorocaba aos gritos de vivas é República! Viva o povo santista! Vivam os brasileiros independentes!
O povo que achava-se na estação quando passou o conde D´eu, deram vivas á República e a Santos. Por ser surdo, o Conde cumprimetou a multidão!