Criado o título nobiliárquico Barão de Ipanema, em referência à Fábrica de Ferro de Ipanema
24 de março de 1847, quarta-feira. Há 177 anos
Fontes (2)
Barão de Ipanema é um título nobiliárquico criado por D. Pedro II do Brasil, por decreto de 24 de março de 1847, a favor de José Antônio Moreira. O título que recebeu fez referência à Fábrica de Ferro de Ipanema, que ficava às margens do Rio Ipanema, na região de Sorocaba. Essa Fábrica era um importante empreendimento do governo imperial.
O que a Praia de Ipanema e o bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, têm a ver com o rio Ipanema e a Fábrica de Ferro Real de Ipanema, do município de Iperó, cuja área já pertenceu a Sorocaba?
Tudo a ver. O famoso bairro carioca tem esse nome por causa de nossa Ipanema, que existe ao pé do Morro de Araçoiaba. Em homenagem à fábrica, o imperador D. Pedro II criou o título de Barão de Ipanema concedido a José Antônio Moreira, grande capitalista que investiu no importante empreendimento imperial.
O filho de José Antônio Moreira, que tinha o mesmo nome, foi o segundo Barão de Ipanema. Proprietário de muitas terras no Rio de Janeiro, ele foi o grande empreendedor da Vila de Ipanema, que virou um bairro chique com ondas generosas, barquinhos e lindas mulheres inspiradoras da bossa-nova.
Em tupi-guarani, Ipanema significa “rio sujo, podre”. As águas do rio Ipanema, em cuja margem foi instalada a histórica fábrica, eram imprestáveis, devido à contaminação mineral, ao contrário da Praia de Ipanema.
A nossa Rádio Ipanema, que faz 30 anos, também tem tudo a ver com essa história. Não por outro motivo, a emissora usou, no seu lançamento há três décadas, a foto de uma garota de biquíni, com um radinho de pilha no bumbum, alusão à música Garota de Ipanema, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, de 1962, que faz sucesso no mundo todo. [28693]
Copacabana em 1901 - É o bairro que mais se tem desenvolvido nestes últimos dez anos. Os cajueiros, pitangueiras, jambeiros, maçarandubeiras e mais árvores e arbustos, que formavam capões interessantes, vão desaparecendo para dar passagem a ruas niveladas e trilhadas pelo bond. Para além da legendária igrejinha de N. S. da Copacabana já se forma outro povoado, ao longo da praia do Arpoador, e chama-se Vila Ipanema, em memória do grande proprietário, barão de Ipanema, que adquiriu ou presidiu á aquisição da área por onde hoje se edifica. [28691]