“Photographia: Finalmente passou o daguerrotypo para cá dos mares, e a fotografia, que até agora só era conhecida no Rio de Janeiro por teoria (...). Em menos de nove minutos o chafariz do largo do Paço, a praça do Peixe e todos objetos circunstantes se acharam reproduzidos com tal fidelidade (...) a exposição simples do facto diz mais do que todos os esclarecimentos” - 17/01/1840 de ( registros)
“Photographia: Finalmente passou o daguerrotypo para cá dos mares, e a fotografia, que até agora só era conhecida no Rio de Janeiro por teoria (...). Em menos de nove minutos o chafariz do largo do Paço, a praça do Peixe e todos objetos circunstantes se acharam reproduzidos com tal fidelidade (...) a exposição simples do facto diz mais do que todos os esclarecimentos”
No dia 17, no Hotel Pharoux, o jornal acompanha cada passo da expedição educativa e divulga em suas “Noticias Scientificas” o seguinte texto: “Photographia: Finalmente passou o daguerrotypo para cá dos mares, e a fotografia, que até agora só era conhecida no Rio de Janeiro por teoria (...). Em menos de nove minutos o chafariz do largo do Paço, a praça do Peixe e todos objetos circunstantes se acharam reproduzidos com tal fidelidade (...) a exposição simples do facto diz mais do que todos os esclarecimentos”. Esta foram as primeiras fotografias tiradas no Brasil.