Documento faz referência a via-crúcis composta de “14 maderos”, a composição da sociedade e outras regras, recordando a carta de obrigações ditada por João Maria no Morro do Campestre - 31/12/1898 de ( registros)
Documento faz referência a via-crúcis composta de “14 maderos”, a composição da sociedade e outras regras, recordando a carta de obrigações ditada por João Maria no Morro do Campestre
31 de dezembro de 1898, sábado. Há 126 anos
Essa e outras questões integram a pesquisa do historiador Alexandre de O. Karsburg, o qual desenvolve tese de doutorado que tem o peregrino italiano Giovanni Mã de Agostini como objeto. Seguindo as pistas localizadas por Karsburg, verificou-se que a coleção de documentos digitais da Biblioteca da Universidade do Novo México apresenta interessante documento sobre a constituição de uma sociedade inspirada na pregação de Juan Maria.
O documento, intitulado “Sociedad del Ermitano”, datado de 31 de dezembro de 1898, versa sobre a organização da devoção a Paixão de Cristo e a Virgem Maria, conforme estabelecidas por “Juan Maria Agostiniani” desde 1863. O documento faz referência a via-crúcis composta de “14 maderos”, a composição da sociedade e outras regras, recordando a carta de obrigações ditada por João Maria no Morro do Campestre.
Sua obrigação é escalar o Cerro del Ermitaño todos os anos às vésperas do dia 3 Maio e a primeira sexta-feira de setembro. Em ambas as vésperas é feita a Visita, que consiste em rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, ajoelhando-se diante de cada um as 14 toras, que o Eremita levantava de vez em quando, de cerca de 60 para 90 jardas, e levando ao Calvário feito de três cruzes enormes.
“Chegando ao Calvário reze o Santo Rosário e, no final da oração, acendam-se luzes na margem da colina. Nas manhãs de 3 de maio, e na primeira sexta-feira de setembro a Via-Crucis é recitada com sua considerações e orações, como está nos livros de oração, e passando pelas 14 cruzes até El Calvario, onde o Santo Rosário é recitado. É assim que tudo termina, e o Os membros voltam para suas casas.”