Um exaustivo estudo da vegetação foi então realizado, dando origem a um magnífico trabalho publicado em 1840: o primeiro estudo mundial de fitoecologia - 01/01/1840 de ( registros)
Um exaustivo estudo da vegetação foi então realizado, dando origem a um magnífico trabalho publicado em 1840: o primeiro estudo mundial de fitoecologia
1840. Há 184 anos
As várias facetas do cientistaAlém de botânico, zoólogo e paleontólogo, Lund dá também grande contribuição à arqueologia de seu tempo. Foi o primeiro a assinalar a existência dos sambaquis (montes de restos marinhos) no litoral brasileiro. Dava como certa a construção dos mesmos pelo homem e, assim sendo, se constituíam em valiosos sítios arqueológicos.Fez menção às inscrições rupestres encontradas em algumas grutas por ele visitadas e descreveu instrumentos líticos encontrados próximos às margens do Rio Tietê (SP) e em grutas mineiras. Publicou diversos trabalhos junto à Real Sociedade Científica Dinamarquesa, obtendo o reconhecimento dos grandes cientistas da época.Foi ele também quem deu o primeiro passo para o estudo da ecologia brasileira, ao convidar o jovem botânico Eugene Warming para ir a Lagoa Santa fazer um levantamento dos cerrados na região. Um exaustivo estudo da vegetação foi então realizado, dando origem a um magnífico trabalho publicado em 1840: o primeiro estudo mundial de fitoecologia.