A cinco milhas de S. Vincente ha um logar denominadoBrikioka (Bertioga-burutioca), onde os inimigos selvagens primeiro chegam, para dahi seguirem entre uma ilha chamadaSanto Maro e a terra firme.Para impedir este caminho aos Índios, havia uns irmãosmamelucos, cujo pae era portuguez e cuja mãe era brazileira,todos christãos e tão versados na língua dos christãos, comona dos selvagens. O mais velho chamava-se Johan de Praga(João de Braga), o segundo Diego de Praga (Diogo de Braga), o terceiro Domingo de Praga (Domingo de Braga), o quarto Francisco de Praga (Francisco de Braga), o quinto Andréa de Praga (André de Braga) e o pae chamava-se Diago de Praga (Diogo de Braga).
Cerca de dois annos antes da minha vinda, os cinco irmãos tinham decidido, com alguns amigos selvagens, edificar alli uma casa forte para combater os inimigos, o que já estava executado. A elles se ajuntaram mais alguns portuguezes, que moravam com elles, porque era uma terra boa. Os seus inimigos, os Tuppin-Inba, descobriram isso e se prepararam no seu paiz, que dista cballi cerca de 25 milhas (40,2km), vieram uma noite com 70 canoas e, como é costume delles, atacaram de madrugada.
Os mamelucos e os portuguezes correram para uma casa, que tinham feito de páu a pique e ahi se defenderam. Osoutros selvagens fugiram para suas casas e resistiram quantopodéram. Assim morreram muitos inimigos. Finalmente, porem, os inimigos venceram e incendiaram o logar de Brikioka,capturaram todos os selvagens, mas aos christãos, que erammais ou menos 8, e aos mamelucos não puderam fazer nada,porque Deus quiz salval-os. Os outros selvagens, porém, quetinham capturado, esquartejaram e repartiram entre si, depoisdo que voltaram para o seu paiz.