Wildcard SSL Certificates
1991
1992
1993
1994
1995
1996
1997
1998
1999
Registros (70)


"Vida Urgente": O acidente que matou Thiago Gonzaga
20 de maio de 199504/04/2024 21:00:04

Thiago
Data: 01/01/1995
Thiago de Moraes Gonzaga perdeu a vida aos 18 anos, quando o carro em que estava, de carona, chocou-se contra um contêiner de lixo colocado irregularmente na rua, na madrugada de 20 de maio de 1995, em Porto Alegre, RS.

“Vida Urgente!” era a frase que Diza repetia sem parar naquela madrugada, enquanto se dirigia ao local do acidente.

Essa expressão serviu, mais tarde, para dar nome ao programa desenvolvido pela Fundação Thiago Gonzaga que, através de ações práticas, vem produzindo uma mudança de comportamento, cultura e humanização do trânsito.

A Fundação Thiago Gonzaga é a uma organização da sociedade civil voltada para segurança no trânsito e preservação da vida.

A manifestação de Diza, mãe de Thiago e presidente da Fundação, resume o objetivo da entidade:

“O que aconteceu comigo e com o Régis, enquanto pais, não é nenhuma novidade. Isso está acontecendo diariamente, e temos lido e ouvido muitos relatos sobre estas perdas.

Mas apesar de sentir que esta dor não diminuirá nunca, e que só vamos aprender a conviver com ela, acho que a morte do meu lindo Thiago não pode ser apenas mais uma. Isso é vaidade? Não sei.

O que sei é que preciso fazer algo, deixar algo para que essa perda produza ganhos, pois admitir que apenas acabou, não consigo.

O programa Vida Urgente não salvará o mundo, sabemos, mas se apenas um jovem com acesso a campanha deixar de se sentir babaca por agir com bom senso na direção de um carro ou mudar seu comportamento a partir da reflexão que propomos, já teremos alcançado nosso objetivo”.O Programa Vida Urgente foi lançado no dia 20 de Maio de 1996, exatamente um ano após o acidente que levou para longe de nós Thiago de Moraes Gonzaga e seu amigo Rodrigo.

O lançamento ocorreu no bar Opinião, último lugar onde Thiago esteve, e contou com a presença de mais de 2 mil pessoas, em sua grande maioria jovens.

Na ocasião foram apresentadas as primeiras peças publicitárias, que até hoje são utilizadas pela Fundação.

O Brasil está entre os quatro países que mais matam no trânsito do mundo. Por isso, a Fundação Thiago Gonzaga investe, através do Vida Urgente, na educação para a formação de novas gerações como agentes transformadores da sociedade na construção de um trânsito mais humano e menos violento.

Para a Fundação, o trânsito transcende as áreas de fiscalização e melhorias do sistema viário, que competem às Secretarias de Trânsito e Polícias; o trânsito é uma questão de mudança de cultura, educação e saúde pública[7].

O nome “Vida Urgente!” era a frase que Diza repetia sem parar naquela madrugada, enquanto se dirigia ao local do acidente. Essa expressão serviu, mais tarde, para dar nome ao programa desenvolvido pela Fundação Thiago Gonzaga que, através de ações práticas, vem produzindo uma mudança de comportamento, cultura e humanização do trânsito.

A borboleta

A primeira logomarca do programa foi desenhada por Diza Gonzaga, a palavra "vida" escrita com letras de forma e o carimbo de "urgente" compunham a primeira versão.

Faltava um símbolo, aí nasceu a borboleta por inspiração do filho, a quem ela costumava chamar de pesquisador-borboleta toda vez que ele trocava de interesse, como costumam fazer os adolescentes: ora queria estudar inglês, ora queria tocar guitarra ou jogar basquete, enfim.

Voluntariado A Fundação Thiago Gonzaga possui uma atuação diversificada voltada à promoção do voluntariado. O objetivo é despertar a consciência e o engajamento de milhares de jovens e adultos que hoje cerram fileiras como voluntários da causa Vida Urgente - já são mais de 20 mil voluntários cadastrados pelo mundo[8].

Com as atividades do Vida Urgente, os voluntários aprendem sobre a responsabilidade social individual, cidadania e protagonismo, além da história, os projetos e o conceito de trânsito da Fundação Thiago Gonzaga.

Eles multiplicam a mensagem do Vida Urgente entre amigos, familiares, colegas de trabalho, bem como nas ações e nos projetos da Fundação Thiago Gonzaga[9
"Vida Urgente": O acidente que matou Thiago Gonzaga

Relacionamentos
-
Cidades (1)
sem imagemPorto Alegre/RS
114 registros
Regis e Diza Gonzaga
Data: 20/05/1996
Créditos: Sérgio Neglia
Bar Opinião. Lançamento do Vida Urgente((@)


Você sabia?Brasilbook.com.br
1 de maio de 1500 (Há 524 anos)
..........

No dia 23 de abril de 1500 Cabral mandou à terra Nicolau Coelho, quando cerca de 18 íncolas observavam-nos da praia, armados de arcos e flechas, então Coelho “[...] lhes fez sinal que depusessem os arcos; e eles os depuseram [...]
Para o professor Arthur Virmond de Lacerda:
ele gesticulou-lhes; eles compreenderam-lhe a gesticulação e acederam-lhe ao pedido apaziguador. Gestos quaisquer aprendem-se em seu significado. Nenhuma mímica é dotada de significado inerente e prontamente compreensível por quem não a haja previamente aprendido. Seja a expressão romana de positivo (com o polegar estendido e os demais dedos retraídos), seja o abanar a mão espalmada como saudação ou despedida, seja o aplauso ou qualquer outro gesto, ele somente veicula comunicação se entre quem o pratica e quem o observa coincidir a inteligência de seu sentido. Os índios compreenderam a mímica de Nicolau Coelho. Ter-lhe-iam adivinhado o significado ou já o conheciam? Evidentemente conheciam-no: houvera, já, contatos entre portugueses e eles.




Frases
Brasilbook.com.br
..........

Comunicava o Rei D. Manoel a seus sogros, Fernando e Izabel de Espanha o sucesso da segunda viagem á índia, por seu almirante Pedro Alvares Cabral, dizendo no que se referia ao Brasil, o seguinte: “...O dito meu capitão partiu com 13 naus, de Lisboa, a 9 de março do ano passado, e nas oitavas da Pascoa seguinte chegou a uma terra que novamente descobriu, á qual colocou nome de Santa Cruz, na qual encontrou gente nua como na primitiva inocência, mansa e pacifica; a qual terra parece que Nosso Senhor quis que se achasse, porque é muito conveniente e necessária para a navegação da índia, porque ali reparou seus navios e tomou água; e pela grande extensão do caminho que tinha de percorrer, não se deteve afim de se informar das cousas da dita terra, somente me enviou de lá um navio para me noticiar como a achou.

Carta do rei dom Manuel, datada de Sintra, anunciando aos príncipes católicos o descobrimento da terra de Santa Cruz, por Pedro Álvares Cabral
09/07/1501





Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP