Wildcard SSL Certificates
1960
1961
1962
1963
1964
1965
1966
1967
1968
Registros (88)




NAO DSSS!!!



Seis dias antes da intervenção militar, Sorocaba tem comícios com discursos antagônicos
25 de março de 196406/04/2024 05:45:45

Comícios
Data: 25/03/1964
Créditos: Jornal Cruzeiro do Sul
Dois momentos do comício da Marcha da família com Deus pela liberdade, no Largo de São Bento((mf)

Dois comícios com objetivos antagônicos agitaram a região central de Sorocaba na noite de 25 de março de 1964 — seis dias antes da "intervenção" militar.

O largo do Mercado Municipal recebeu líderes sindicais, políticos e estudantes para dar apoio às reformas de base sugeridas pelo então presidente João Goulart.

Já em frente ao Mosteiro de São Bento ocorreu a Marcha da família com Deus pela liberdade, organizada para combater a ameaça comunista e defender o regime democrático.

Ambas as mobilizações foram organizadas após o comício de Goulart feito na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, em 13 de março do mesmo ano. O discurso praticamente selou a ligação do presidente tanto com a esquerda quanto com os movimentos sindicais.

No mesmo dia do evento, Goulart havia assinado dois decretos. Um deles dava poderes para a Superintendência de Política Agrária (Supra) e desapropriava terras em uma faixa de dez quilômetros às margens de ferrovias, rodovias e açudes.

O outro transformava o governo no controlador de cinco refinarias de combustíveis existentes no País.

O encontro em Sorocaba, no Largo do Mercado, teve início às 19h30 com as presenças de políticos, estudantes e sindicalistas. A manifestação tinha o objetivo de pedir para o Congresso Nacional aprovar as reformas de base enviadas pelo governo federal.

O grupo pedia a aplicação imediata do decreto da Supra, as desapropriações pelo interesse social das terras não cultivadas ao longo das rodovias, ferrovias e açudes pertencentes à União, além do tabelamento dos gêneros e utensílios de primeira necessidade.

Ali perto, por volta das 20h, teve início a Marcha da família com Deus pela liberdade. O encontro começou na praça Coronel Fernando Prestes, seguiu pela rua de São Bento e terminou em frente ao Mosteiro.

Um caminhão foi estacionado do Largo de São Bento e usado como palanque improvisado. Parte do discurso foi feito pelo então prefeito de Sorocaba, Armando Pannunzio. (G.B.)

Relacionamentos
-
Cidades (1)
Sorocaba/SP
10973 registros
Você sabia?
Diziam uns que aquilo era o anti-Cristo, que vinha chegando; outros, o enviado celeste para avisar o fim do mundo; outros, ainda que um castigo vindo pela proibição da saída da procissão de João de Camargo, conhecido curandeiro da Estrada da Água Vermelha, a realizar-se ontem e que as terras por sobre as quais ele passasse jamais produziriam o que quer que fosse. Férteis como são na criação de tais lendas, ficaram, como se vê, imensamente alarmados os matutos dos sítios longínquos da cidade com a aparição do "gavião do diabo", como foi pelos mesmos apelidado, o aparelho do aviador americano.
Gavião do Diabo? Anti-Cristo? Mensageiro do fim do mundo? Castigo de João de Camargo? Avião assustou Sorocabanos
O homem é o que conhece e ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.

Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP