Wildcard SSL Certificates
1983
1984
1985
1986
1987
1988
1989
1990
1991
Registros (56)




NAO DSSS!!!



Lançamento do Plano Bresser, que congelava os aluguéis e os salários
12 de junho de 198707/04/2024 22:03:48

"O Declínio De Sarney"
Data: 06/05/1987
Créditos: Revista Veja
Revista Veja Nr 974(.271.((pp)

O Plano Bresser foi um plano econômico lançado durante o governo José Sarney (1985 -1990) com o objetivo de controlar a alta inflação da época. Ficou conhecido assim por ter sido comandado pelo ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira.

Este plano de estabilização acontece após o Plano Cruzado fracassar no controle da alta de preços.Entrou em vigor no dia 12 de junho de 1987 com o lançamento dos Decretos-Leis 2335/87, 2336/87 e 2337/87.

Como aconteceu o Plano Bresser

O Plano Bresser veio após o Plano Cruzado, que recebeu este nome quando alternou o Cruzeiro para o Cruzado para moeda nacional na época. O Cruzado foi o primeiro dos planos econômicos feitos na tentativa de travar a inflação e foi realizado em duas versões.

No contexto histórico, o Brasil havia passado décadas antes por uma série de investimentos públicos para se criar um estado desenvolvimentista, principalmente nos governos militares. Isso levou a uma inflação alta e inercial, quando a economia cresce à custa de altas inflações.

O Plano Cruzado foi marcado pelo congelamento de preços e pelo reajuste dos salários sempre que a inflação passava dos 20% ao mês, conhecido como "gatilho salarial". O objetivo era aumentar o poder aquisitivo da população visando um aumento do salário real.

Nesta mesma época o Brasil declarou moratória de sua dívida externa, quando ela deixa de ser paga com os seus respectivos juros. A justificativa principal era a reduzida disponibilidade de reservas cambiais.

O fracasso do Plano Cruzado veio com o excesso de demanda que deixou as prateleiras vazias e uma consequente crise econômica, além de a inflação voltar aos dois dígitos.

Com isso, o Plano Bresser surge alguns meses após a posse do ministro da Fazenda que dá nome ao plano econômico.

Desta vez, além de tentar conter a inflação seria preciso evitar a recessão, reequilibrando o balanço de pagamentos e diminuir o déficit público.

Objetivos do Plano Bresser

Através de decretos federais, o governo adotou medidas em parte considerada heterodoxa e outra parte ortodoxa. Algumas delas foram:

congelamento de preços e salários por um prazo mais curto de 90 dias, com supervisão dos órgãos de vigilância;

flexibilização dos preços e do câmbio após os 90 dias;

criação da URP (Unidade de Referências de Preços) para reajuste salarial após o congelamento, calculada como a média trimestral do IPC;

reajustes de tarifas públicas e impostos;

eliminação de alguns subsídios, como para a produção do trigo e ao crédito agrícola;

imposição das taxas de juros acima dos níveis de inflação.

Da mesma forma que o Cruzado, este plano econômico previa um congelamento de preços, porém em um período mais reduzido.

A URP serviria como indexador para o reajuste dos preços com a flexibilização.Resultados do Plano Bresser.

O Plano Bresser conseguiu reduzir a inflação por apenas poucos meses. No início daquele ano, a inflação ao mês se encontrava em dois dígitos e foi assim até antes do Plano.

Durante o primeiro semestre de 1987, antes do Plano Bresser, a inflação acumulada foi de 186,07%. No segundo semestre em que esteve em prática o acumulado foi de 62,88%.

A inflação anual foi de 365,96%, maior valor registrado até então, sendo que no mês de dezembro voltou aos dois dígitos ao atingir os 14% no mês.

O ministro Bresser-Pereira pede demissão no final deste mesmo ano, sendo substituído por Maílson da Nóbrega que veio a realizar o próximo plano econômico: Plano Verão.

Plano Verão

O Plano Verão ficou assim conhecido quando entrou em prática em 15 de janeiro de 1989, cerca de um ano e meio após o Plano Bresser.

Comandado pelo ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, foi um plano econômico para um período mais curto onde foi extinta a URP da medida anterior e houve um novo congelamento de preços.

Neste plano houve uma reforma monetária que trocou o Cruzado para o Cruzado Novo, cortando três zeros da moeda antiga.

Da mesma forma que o Plano Bresser, este gerou problemas com a atribuição de rendimentos para a caderneta de poupança, além de controlar a inflação por um período muito curto.

Naquele mesmo ano, o Brasil passou a sofrer com a hiperinflação quando atingiu o acumulado de 1.764,87%.

Posteriormente, com o fim do governo Sarney e a entrada do presidente Fernando Collor de Melo, outros dois planos foram colocados em prática e ficaram conhecidos como Plano Collor.

A hiperinflação no Brasil só foi controlada em 1994 com o chamado Plano Real.
Lançamento do Plano Bresser, que congelava os aluguéis e os salários

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
José Sarney de Araújo Costa
14 registros
-
Cidades (1)
sem imagemBrasília/DF
469 registros
-
Temas (2)
Presidentes do Brasil
684 registros
Governadores de Estado
45 registros
Luiz Carlos Bresser-Pereira e Montoro
Data: 01/01/1988
Créditos: Socialista Morena


Você sabia?Brasilbook.com.br
14 de outubro de 1597 (Há 427 anos)
..........

Entre o final de 1597 e início de 1598, antes de chegar em Araçoiaba, o pirata inglês Anthony Knivet passou por um lugar chamado Itawobo. Pelo percurso do inglês, faz muito sentido ser o atual bairro Itavuvu. Temos também o primeiro documento a mencionar "Sorocaba", cujo título é Carta de dada de terras de Diogo de Onhate que lhe deu o capitão Gaspar Conqueiro no caminho de aldeia de Tabaobi, datado em 1608. Tanto Itawobo, quanto Tabaobi, são variações errôneas de Ita-Obi, que significa "pedras verdes", chamadas hoje "gruenstein", abundantes nos locais aqui mencionados e muitas vezes confundidas com esmeraldas.




Frases
Brasilbook.com.br
..........

Se você for rejeitado, aceite. Se você não for amado deixe ir. Se escolherem alguém ou algo em vez de você, siga em frente. Nem todos que você ama permanecerão. Nem todos em quem você confia serão leais.

Publicação de James Jordan
13/05/2024

erro




Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP